sábado, 8 de maio de 2010

"Eu sei, só não consigo escrever..."

O post de hoje é uma reflexão sobre a incapacidade que sentimos ao não conseguir expressar ideias através da linguagem verbal escrita.

Quem nunca teve uma ideia genial e quando resolveu passar aquilo pro "papel" não conseguia, as palavras não vinham, a ideia tinha uma formulação muito densa, tão abstrata que por mais claro que pudesse ser pra você, se tornaria completamente inteligível se tentasse escrever? Pois bem; mas será que há alguma maneira de contornar isso? Creio que não.

Minha aposta (nada com base científica, é puro feeling -não quer dizer que não pode ser verdade.) é que mesmo que determinada ideia ou conceito em nossas mentes tenha total clareza e fluidez como a água, está num tipo de linguagem não verbal, ou seja: é necessário que tal conceito esteja maduro o suficiente para que se torne verbal e se possa transmitir, compartilhar.

Talvez isso seja uma "trava natural" que só é desativada quando se tem certeza de que tal ideia é condizente com o mundo real ou se são só devaneios, delírios de um momento de insanidade mental -ou só muito muito sono mesmo.

Imagine se essa "trava de segurança" não existisse (talvez para alguns não exista mesmo), o mundo seria ainda mais abarrotado de bobagens e lixo intelectual do que já é. Enfim: tudo isso foi pra desabafar com vocês; estava tentando desenvolver outros temas e pensamentos bem interessantes, mas não consegui, a "trava" ainda está acionada! xD

Mas não nos preocupemos, em breve descobriremos (inclusive eu) que pensamentos, ideias, conceitos... Enfim, o nome vem depois!... Mas concluindo: descobriremos que "coisas" são essas. Até o próximo post!